O que é asma: sintomas e tratamentos – É considerada uma doença inflamatória asma pode ser revertido espontaneamente ou com o tratamento adequado, porém durante a crise de asma os brônquios inflamam e dificultam a passagem do ar, causando assim tosse, falta de ar, chiado no peito e também a sensação de peito apertado .
Um dos principais motivos para a dificuldade em respirar e quando ocorre uma exposição de Agentes irritantes, e o organismo contrai a musculatura em volta do brônquio, diminuindo a passagem de ar.
Isso ocorre principalmente por causa de pó, poeira, mofo, perfumes ou odores mais fortes.
Principais sintomas de asma
A maioria das pessoas que têm asma podem ficar um longo período sem nenhum tipo de sintoma intercalado com crises bem fortes.
Alguns ataques de asma podem durar minutos e acabam se tornando perigosos se por acaso o fluxo de ar estiver muito restrito.
Podemos dizer que os principais sintomas da asma são:
- Tosse com ou sem produção de muco
- repuxar a pele entre as costelas durante a respiração
- deficiência respiratória e piora com exercícios ou atividades físicas
- chiado no peito
- falta de ar
- aperto no peito
Além disso é fundamental ficar atento a qualidade da respiração, e dependendo de sua característica pode ser necessário procurar um médico.
Respirar ofegante, respiração que piora a noite ou no período da manhã, falta de ar repentina, respiração falha ao inspirar frio, respiração comprometida ao fazer exercícios e piora como azia, nestes casos é fundamental procurar um médico o quanto antes.
O que é asma: sintomas e tratamentos – Tratamento de asma
Quando falamos em tratamento da asma devemos falar que a prevenção e o controle são as armas fundamentais para impedir o agravamento dessa doença .
Existem também alguns medicamentos de uso contínuo que servem para minimizar a sensibilidade e também a inflamação dos brônquios, desta forma os pulmões vão reagir com menos intensidade aos agentes irritantes e que podem levar as crises de asma .
O que vai definir o medicamento específico para o tratamento da asma será informações médicas como a sua idade, seu sintomas, gatilhos de asma e o quê reage melhor no seu organismo .
Complicações possíveis de crise de asma
Existem sim algumas complicações bem severas quando ocorre uma crise de asma mais profunda, as principais complicações podem ser:
- capacidade reduzida de se exercitar
- falta de sono
- alterações permanentes nos pulmões
- tosse persistente
- dificuldades para respirar
- hospitalização e internação por ataques severos de asma
- efeitos colaterais de medicações
- óbito
É crucial ressaltar que apenas um médico qualificado pode prescrever o tratamento adequado para qualquer doença.
O diagnóstico preciso e a escolha das terapias apropriadas dependem de uma avaliação completa do paciente, levando em consideração fatores como sintomas específicos, histórico médico, resultados de exames e possíveis interações medicamentosas.