Colonoscopia: o que é e como é feito – A colonoscopia é um exame que permite que o médico observe e examine a parte interna do intestino grosso e também uma parte do intestino delgado, correspondente ao reto, ao cólon e também a íleo terminal. Este procedimento serve para encontrar alterações nessa parte do corpo, e hoje em dia é a principal forma de rastreamento do Câncer de cólon e também do câncer no reto.
Para que serve a colonoscopia
O médico pode solicitar a colonoscopia para diversas causas diferenciadas, podemos citar entre elas:
- Procurar um câncer de cólon e reto ou pólipos
- Procurar a causa de sangue nas fezes ou hemorragia retal
- Analisar a causa de fezes escuras ou pretas
- Encontrar a causa de uma diarreia crônica
- Encontrar uma possível causa para anemia ferropriva
- Analisar a causa de uma perda de peso inexplicável
- Analisar o cólon após resultados anormais de um exame de fezes
- Acompanhar ou tratar a colite
- Procurar a causa de dor abdominal crônica
- Para acompanhar pacientes portadores de pólipos.
Contra indicações da colonoscopia
Existem sim alguns casos em que a colonoscopia é contra-indicada, sendo para os pacientes com os seguintes fatores:
- Abdômen agudo perfurativo
- Diverticulite aguda
- Megacólon tóxico
- Obstrução intestinal.
Existe também a contraindicação para aqueles pacientes tenham tido um infarto recente, embolia pulmonar recente, gravidez, aneurisma da aorta, neutropenia importante, esplenomegalia.
Como é feito o exame de colonoscopia
A colonoscopia pode ser feita em uma clínica, com consultório ou até mesmo em um hospital, tudo vai depender da escolha do médico.
Após o intestino está totalmente Limpo é aplicado uma sedação e o paciente deverá ficar deitado de lado, com joelhos dobrados encostados em sua barriga.
Após um período quando a sedação começar fazer efeito o paciente irá dormir completamente e o colonoscopia irá inserir um tubo em seu ânus.
O colonoscópio é considerado uma arte bastante flexível com espessura de apenas 1 cm e com 1 m de comprimento. Ela conta com uma fonte de luz e também uma câmera em sua extremidade que irá captar as imagens e transmitidas para um monitor de televisão.
O médico irá inserir o colonoscópio até o início do seu intestino delgado, verificando assim todos os detalhes do seu corpo como solicitado pelo seu médico.
Em casos em que não ocorre a sedação por completo, ou seja que você está acordado, você pode sentir um pouco de cólicas ou até mesmo dores agudas que são consequências dos movimentos do tubo.
Possíveis efeitos colaterais da colonoscopia
Depois da realização da colonoscopia Pode ser que o paciente sinta algum inchaço e também algumas cólicas durante as primeiras horas.
Além disso também é possível o acúmulo de gases e vontade de evacuar com certa frequência.
Caso durante a colonoscopia seja realizado algum tipo de biópsia ou retirada de pólipo, é possível também ter traços de sangue nas fezes.
Preço da colonoscopia
Quando falamos em preço da colonoscopia devemos ressaltar que ele pode variar de acordo com a localidade e também de acordo com a clínica ou hospital onde o procedimento irá ser realizado. O valor em média deste exame é de r$ 600, porém este exame pode ser encontrado no SUS e nos casos em que existe plano de saúde, o mesmo pode cobrir o valor total do exame.
Gostou do artigo Colonoscopia: o que é e como é feito? Veja mais : O que é Fibromialgia: sintomas e tratamentos