A meningite é uma doença muito mais comum do que as pessoas acreditam, ela atinge milhares de brasileiros todos os anos e muitas pessoas nem sabem exatamente o que é.
Hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa doença, seus sintomas, tratamentos e tudo mais o que você precisa saber.
Causas da Meningite
As causas da meningite variam muito de acordo com o tipo da mesma. A mais comum é a meningite causada por vírus, porém, existem também aquelas que são causadas por bactérias e fungos.
A meningite viral é causada por diversos tipos de vírus e é a versão menos perigosa da doença. Ele pode ser transmitido através dos alimentos, água e ate mesmo objetos contaminados.
A meningite bacteriana é a versão mais perigosa da doença, ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra ate o cérebro.
Sintomas Meningite
Os Sintomas Meningite são bem específicos, porém, podem ser confundidos com facilidade, por isso mesmo, é essencial verificar com cuidado e assim que os sintomas aparecerem, procurar um médico para verificar a causa dos sintomas.
Entre os principais sintomas, podemos citar:
Febre alta repentina
Forte dor de cabeça
Pescoço rígido
Vômitos
Náusea
Confusão mental e dificuldade de concentração
Convulsões
Sonolência
Fotossensibilidade
Falta de apetite
Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.
Tratamento Meningite
O tratamento mais adequado para a meningite vai depender muito da causa do mesmo. Para o caso de meningite viral, o tratamento não é necessário, já que o mesmo desaparece depois de algumas semanas.
Para os casos de meningite bacteriana, o tratamento é feito por antibióticos intravenosos e medicamentos de cortisona, tudo isso para reduzir os riscos de futuras complicações.
No caso de meningite fúngica, o tratamento é feito através de via fungicidas, porém, esse tipo de medicamento pode apresentar diversos efeitos colaterais, pois isso é necessário exames totalmente adequados.
Remédios para Meningite
Existem diversos medicamentos específicos para Meningite, porém, entre os mais conhecidos, podemos destacar os seguintes:
Amicacina
Ampicilina Sódica
Androcortil
Ceftriaxona Dissódica
Ceftriaxona Sódica
Ciprofloxacino
Doxiciclina
Lembre-se sempre de procurar um medico, somente ele é capacitado para passar o tratamento mais adequado, o remédio mais indicado para o seu tratamento por completo.