A rinite alérgica é uma reação normal do corpo quando é inalada partículas estranhas, sendo assim, o corpo precisa de uma forma para expelir essas partículas, porém, existem algumas pessoas que tem uma reação exagerada, fazendo com que seu sistema imunológico reaja de forma mais intensa a essas partículas.
Desta forma, se inicia a alergia, que provoca no individuo crises de espirros, tosses, coceiras e muito incomodo. Essa alergia precisa ser cuidada, para não causar maiores problemas, sendo assim, separamos aqui diversas informações sobre diagnostico, tratamento, sintomas e tudo mais o que você precisa saber sobre essa alergia que atinge milhares de brasileiros.
Diagnostico de rinite alérgica
O diagnostico de rinite alérgica deve ser acompanhado de um medico, verificando assim cada passo, cada manifestação.
Um dos testes mais eficazes para diagnosticar a rinite alérgica é através do teste feito na pele, que é o mais comum e o mais eficaz para identificar a alergia. Porém, muitas pessoas não podem fazer este teste, por ter graves alergias, sendo assim, é recomendado exame de sangue, que vai poder medir os níveis de substâncias específicas relacionadas a alergias, principalmente a imonuglobulina E (IgE), anticorpo produzido pelo organismo contra os alérgenos.
Principais sintomas da rinite
Os principais sintomas da rinite alérgica são:
Irritação no nariz
Irritação na boca
Irritação nos olhos
Irritação na garganta
Irritação na pele ou em qualquer outra região
Problemas com odores
Coriza
Espirros
Lacrimejamento nos olhos.
Esses são os sintomas que aparecem automaticamente, porém, existem outros sintomas que aparecem no decorrer das horas, são eles:
Congestão nasal
Tosse
Diminuição da audição e diminuição do olfato
Dor de garganta
Olheiras
Olhos inchados
Fadiga e irritabilidade
Cefaleia
Tratamento rinite alérgica
O Tratamento rinite alérgica é feito em partes e também, de acordo com o efeito da alergia em casa pessoa.
A primeira parte do tratamento é feita através da higiene ambiental, onde o paciente deve evitar o contato com Carpetes, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia, que podem armazenar poeira e ácaros. Além disso, os ambientes devem ser ventilados e ensolarados.
Outra parte do tratamento é feita através de medicamentos, antialérgicos, descongestionantes nasais e corticoides. Esses medicamentos vão auxiliar nos efeitos que a rinite causa, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.
A terceira parte do tratamento é através da imunoterapia, onde são aplicados injeções ou gotas sublinguais. O objetivo deste tratamento é fazer com que as crises de rinite fiquem suspensas e com o passar do tempo, os pacientes possam ate mesmo se livrar dos medicamentos.
Lista de remédios rinite alérgica
Todos os medicamentos listados abaixo são utilizados para o tratamento da rinite alérgica, porém, somente um medico especializado por indicar o mais adequado para a sua alergia.
Androcortil
Allegra
Asmofen
Avamys
Betametasona
Betatrinta
Broncho-Vaxom
Busonid
Celestone
Cetirizina
Celestamine
Celerg
Celergin
Clobutinol + Succinato de Doxilamina
Cetoprofeno
Claritin
Claritin D
Decadron
Decongex
Decongex Plus
Desalex
Desloratadina
Dexametasona
Dexclorfeniramina
Diprospan
Duoflam
Ebastel
Fumarato de Cetotifeno
Fluviral
Fumarato de Cetotifeno (xarope)
Histadin D
Hixizine
Loratadina
Loratadina + Pseudoefedrina
Loratamed
Maleato de Dexclorfeniramina (gotas)
Maleato de Dexclorfeniramina + Sulfato de Pseudoefedrina + Guaifenesina