O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, o vice-prefeito Lau Alencar e o secretário de Saúde, Fernando Machado de Oliveira acompanharam o início de um grande Mutirão de Combate à Dengue na cidade. A iniciativa visa reforçar as medidas preventivas para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
As equipes do Núcleo de Controle de Zoonoses/Arboviroses percorreram as ruas da cidade, intensificando as ações de combate ao mosquito. A participação da população é essencial nesse esforço, recebendo os agentes de endemias da prefeitura para visitas técnicas em residências e estabelecimentos comerciais. Além disso, os moradores podem contatar a Central 156 para denunciar focos de dengue.
Durante a ação, o prefeito Gerson Pessoa destacou a importância da colaboração de todos para o sucesso do mutirão e para a saúde pública da cidade. “Iniciamos um grande mutirão de visitação às residências de Osasco. Os agentes vão de casa em casa, conversando com a população, orientando sobre os cuidados necessários e verificando se há focos do mosquito transmissor da dengue. Essa é uma ação da Prefeitura, mas o sucesso dela depende da população. Precisamos reforçar as medidas preventivas no dia a dia. Em Osasco, a dengue não terá vez.”
A moradora Cecília da Penha abriu as portas de sua casa no Jardim Vila Yolanda para receber as equipes. “Todo mundo tem que fazer sua parte, se cada um cuidar da sua casa, do seu quintal, a gente vai conseguir acabar com os criadouros do mosquito da dengue”, disse.
Para evitar a proliferação do mosquito, a prefeitura recomenda as seguintes medidas:
Eliminar água parada;
Manter a tampa da caixa d’água bem fechada;
Remover folhas e galhos das calhas;
Manter tonéis e barris de água tampados;
Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;
Abrigar pneus velhos em locais cobertos;
Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada.