Prefeitura de Osasco
O Hospital e Maternidade Amador Aguiar de Osasco completou sábado, 21/9, 28 anos de funcionamento e, ao longo de sua trajetória, se consolidou como referência em partos e gestações de alto risco. A unidade comemorou a data com uma série de homenagens e eventos, incluindo um concerto sinfônico da banda regimental da CPA/M-8 da Polícia Militar e um culto ecumênico conduzido pelo pastor Cláudio e o padre Sebastião.
Desde sua inauguração, em 1996, a maternidade realizou 157.331 partos, com uma média histórica de aproximadamente 470 nascimentos por mês. Reconhecida como hospital-escola pelo Ministério da Saúde, a instituição se destaca não apenas pelos serviços prestados, mas também pela capacitação de seus profissionais e os serviços especializados, como UTI Adulto, UCI Neonatal e a Casa da Mulher, que realiza atendimentos pré-natais.
A unidade é reconhecida pela Unicef como “Hospital Amigo da Criança” e conta com o Banco de Leite, referência regional no suporte às mães e bebês.
De acordo com a Secretaria de Saúde, um dos grandes méritos do hospital é sua alta taxa de partos normais, que ultrapassa 60%, superando a média nacional de 57%. “A nossa meta agora é chegar ao que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS) e chegar aos 90% de partos normais. Nos hospitais privados do Brasil, a cesariana ainda predomina, com cerca de 80% dos partos realizados por esse método”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Fernando Machado.
Outro destaque é a taxa de mortalidade do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, que se mantém em 9,79%, abaixo de dois dígitos e dentro do índice preconizado pelo Ministério da Saúde. Em comparação, a taxa nacional era de 13,8% em 2021.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, esteve na unidade e conheceu a primeira ala dos novos leitos de acomodação de mamães e bebês que está em construção, além do quarto-modelo, que será a referência aos 24 novos leitos.
A obra segue avançada e a primeira etapa com 12 novos leitos será entregue até o final deste ano com toda a infraestrutura e acomodação referência de rede privada.
A reforma e modernização completa, com 24 novos leitos, é realizada pela Prefeitura, em parceria com a Associação Educacional Nove de Julho (Uninove) e a empresa de engenharia MFB, e deve ser finalizada em maio de 2025.
“Osasco tem muito orgulho do trabalho realizado pelos profissionais do Hospital e Maternidade Amador Aguiar. Nossos índices são de excelência e continuamos sendo referência em partos de alto risco. Ainda há muito trabalho pela frente, mas seguimos avançando e com a modernização da maternidade vamos oferecer ainda mais conforto e comodidade às mamães e bebês”, comentou Lins.