Na madrugada de sexta-feira, 12 de janeiro, chegou a Osasco, no Pátio da Estação Presidente Altino, o 11º trem metropolitano que será utilizada para transportar até 2.600 passageiros que utilizam os trens metropolitanos das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Essas linhas, que conectam diversas cidades da Região Metropolitana de SP, incluindo Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira, transportam diariamente, cerca de 1 milhão de passageiros.
De acordo com a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas, a ViaMobilidade, ao longo de 2023, dez novos trens foram entregues no Pátio de Presidente Altino, em Osasco.
10 novos trens foram entregues ao Pátio Presidente Altino, Osasco, em 2023
No momento, sete novos trens já estão em circulação e três em fase de testes. As composições são produzidas pela fabricante Alstom, sendo inseridas gradativamente na frota regular, seguindo a identidade visual das linhas.
Os trens da série 8900 fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 4 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos do Grupo CCR com o governo de São Paulo. As composições adquiridas pela ViaMobilidade contam com oito carros.
Operação média de 40 anos
Construídos em aço inoxidável, esses trens são leves e têm uma durabilidade estimada de mais de 40 anos. Suas amplas janelas e portas oferecem maior comodidade aos usuários. A tecnologia empregada resulta em menor consumo de energia elétrica, trazendo benefícios para a operação e o meio ambiente.
No interior, o conforto é priorizado com ar-condicionado e salão contínuo para livre circulação entre os carros. Pega-mãos adaptáveis, espaços para pessoas com deficiência e assentos preferenciais sinalizados visam proporcionar uma experiência agradável e inclusiva para todos os passageiros.
FONTE GIRO S/A