Prefeitura de Osasco

Os principais sintomas da doença incluem fadiga, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e o surgimento repentino de febre. Em todo o estado, cobertura vacinal está em 32,9%

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu estender a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 até o dia 30 de junho. A imunização seguirá sendo disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos horários de atendimento habituais. Vale ressaltar que a vacina está disponível para todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade. Atualmente, a população de Osasco ultrapassa os 770 mil habitantes.

Neste link, é possível acessar o endereço, telefone, email, bem como o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde disponíveis no município de Osasco.

Segundo boletim divulgado em 30 de maio pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a cobertura vacinal no estado estava em 32,9%, com apenas 6,1 milhões de doses aplicadas, sendo que a meta é atingir 90% da população de todo o estado. A cobertura vacinal de influenza em 2022 foi de 69% em todo o estado.

A transmissão da Influenza ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias geradas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Os principais sintomas da doença incluem fadiga, dor de cabeça, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e o surgimento repentino de febre, sendo este último o sintoma mais importante, com duração média de três dias.

À medida que a doença progride, os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes e duram cerca de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Em casos mais graves, pode ocorrer dificuldade respiratória, exigindo hospitalização.

FONTE GIRO S/A