A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, realizou na terça-feira, 10/1, a formatura da 3ª turma do Projeto Começar. O evento aconteceu no teatro da Escola de Artes César Antonio Salvi, no Centro.
A 3ª turma do Começar foi dividida em três recortes considerados vulneráveis: pessoa em situação de rua, mulher vítima de violência e imigrantes/refugiados. O módulo começou com 100 participantes, sendo que desses 64 bolsistas concluíram.
Antes de receberem o certificado, os bolsistas do Começar fizeram cursos de qualificação profissional e tiveram a oportunidade de trabalhar nas secretarias da Prefeitura. Essa fase teve a duração de seis meses. Agora, com certificado em mãos, eles podem participar do Programa Recomeçar ou serem encaminhados para oportunidades de trabalho por meio do Portal do Trabalhador.
O secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Gelso Lima, falou da finalidade do projeto, que já formou 213 pessoas. “O grande objetivo da secretaria não é com que vocês fiquem atuando sempre na Prefeitura. O nosso objetivo é tratar caso a caso. Entender e acompanhar a pessoa em todo o processo e ver de que forma nós podemos ajudá-los a conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho”, disse.
As etapas anteriores do Começar trabalharam com os seguintes recortes:
– 1ª turma: jovens, negros e moradores da periferia (do Conjunto Vitória)
* 86 iniciaram/74 concluíram
– 2ª turma: jovens, negros e moradores da periferia (do Jardim Conceição)
* 100 iniciaram/75 concluíram
Além de pertencer ao recorte de cada turma, outros requisitos são levados em conta para os participantes, entre eles: ser morador de Osasco, estar desempregado há pelo menos dois anos e ser membro de família de baixa renda.