O Filtro Arco-Íris do Facebook, criado para que usuários pudesse mostrar apoio à comunidade LGBT, foi um enorme sucesso. Mais de 26 milhões de pessoas utilizaram o recurso criado pela rede social.
Lançada na última sexta-feira (26), a ferramenta ainda contabilizou mais de meio bilhão de curtidas em fotos e comentários, totalizando mais de 565 milhões de interações.
O filtro arco-íris foi lançado logo após a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma decisão histórica.
A ferramenta, desenvolvida pelo Facebook, detecta automaticamente a foto do perfil do usuário e aplica o filtro, que dá forma de arco-íris a foto. O usuário também pode editar a legenda da imagem e depois de concluída a edição, basta usá-la como foto do perfil.
O filtro arco-íris, logo que publicado, viralizou rapidamente e até Mark Zuckerberg coloriu sua foto do perfil. No Brasil, celebridades e até a presidente Dilma Roussef também utilizaram a ferramenta para colorir sua foto. Empresas também manifestaram seu apoio através de imagens próprias, sem a utilização da ferramenta, o que pode ter aumentado ainda mais o número de pessoas que aderiram e as interações.