A osasquense Luciana Paula, 37 anos, iniciou trajetória em corridas de rua em 2011 com o objetivo de emagrecer. Com o passar dos anos foi se destacando no montanhismo.
A atleta disputa as chamadas Skyrunning, que são tipos de corridas de montanhas com terrenos bastante rústicos, com declives e aclives muito fortes chegando a inclinações maiores que 35°.
“Essas corridas são bastante técnicas e difíceis exigindo muito dos atletas. Aqui no Brasil a entidade que administra esse tipo de corrida de montanha é a Skyrunning Brasil e ela é vinculada no mundo às federações de montanhismo”, explica Luciana.
Em 2016 a osasquense participou da sua primeira corrida, o Circuito das Serras, em São Paulo, e disputou três etapas, percorrendo as distâncias consideradas curtas de 10 a 13 km, e ganhou três medalhas de ouro.
Em 2017 participou de 10 corridas de montanhismo e obteve nove ouros e uma prata.
Além da prova de montanha considerada a mais importante do Brasil, a Indomit Pedra do Baú, confirmando sua façanha em 2018, garantiu o bicampeonato e o recorde da prova com o melhor tempo nos 21 km, que até hoje não foi superado.
E finalmente em 2019 participou da seletiva para a Seleção Brasileira de Skyrunning (Montanhismo mais extremo) e disputou três provas. Ficou com o bronze na La Mission (35km), 4º lugar no KTR Campos de Jordão (42 km) e 5º lugar no Indomit Pedra do Baú (50Km).
Com todos esses resultados, foi convocada para representar a Seleção Brasileira de Montanhismo (Skyrunning) no Campeonato Mundial de Seleções, que será disputado em julho de 2021 na cidade de Vall de Boi, na Espanha. Ela integra a equipe de atletas da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel), da Prefeitura de Osasco, contemplada pelo bolsa atleta.
“Eu iniciei nas corridas para emagrecer, pois sofria com a obesidade. Cheguei a pesar 85 kg. Com as corridas, emagreci e me apaixonei por esse esporte maravilhoso. É um orgulho enorme competir representando Osasco. Fico muito emocionada e feliz por ter alcançado esse sonho de poder defender a bandeira e as cores de minha cidade, onde nasci, cresci e vivo até hoje. Espero que até julho tenha acabado a pandemia e eu possa disputar a prova na Espanha”.
“A atleta merece todo nosso reconhecimento, pois superou um problema de saúde e hoje é atleta de ponta do montanhismo. Trouxe várias medalhas para Osasco”, disse o secretário Rodolfo Rodrigues Cara.
Confira os resultados da atleta:
2016 Circuito das Serras
Campeã da Etapa Morro do Saboó – São Roque (12 km)
Campeã da Etapa Caminhos do Mar – Estrada Velha de Santos (12 km)
Campeã da Etapa Parque Estadual do Juquery (12 km)
2017 Corridas de Montanhas do Brasil
Campeã da Corrida O Rei da Montanha 14 km – Mogi das Cruzes – Sabaúna
Campeã da Corrida A Rainha da Montanha 7 km – Mogi das Cruzes
Campeã do Circuito Ladeiras Trail nas seguintes etapas: Ubatuba, Suzano, Guararema e Mairiporã, todas 21 km
2017 Circuito KTR SERIES
Campeã do KTR Series Etapa Campos de Jordão (21 km)
Vice-campeã KTR Series Etapa Serra Fina/Passa Quatro (MG, 21 km)
Campeã KTR Series Etapa Itamonte (MG, 21 km)
Quarta colocada KTR Series Etapa Ilha Bela/SP (21 km)
2017 / 2018 Indomit Pedra do Baú
Campeã em 2017 e 2018. É atualmente recordista com o tempo nos 21 km
2019 seletiva para a Seleção Brasileira de Skyrunning (Montanhismo mais extremo)
KTR Campos de Jordão (42 km) – 4º lugar
Indomit Pedra do Baú 50 km – 5º lugar