Vacina contra Covid: como funciona e efeitos colaterais da vacina – De um tempo para cá estamos escutando muito falar sobre as vacinas Covid 19 que estão sendo estudadas e aplicadas em todo mundo.
Até o momento são seis vacinas que tem demonstrado alguns resultados mais promissores com relação ao covid-19, sendo elas:
Pfizer e BioNTech (BNT162): a vacina norte americana e alemã apresentou 90% de eficácia em estudos de fase 3;
Moderna (mRNA-1273): a vacina norte-americana apresentou 94,5% de eficácia em estudos de fase 3;
Instituto de Pesquisa Gamaleya (Sputnik V): a vacina russa apresentou 92% de eficácia em estudos de fase 3;
AstraZeneca e Universidade de Oxford (AZD1222): a vacina inglesa está em estudos de fase 3 e numa primeira fase demonstrou eficácia de 70,4%;
Sinovac (Coronavac): a vacina chinesa desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan demonstrou uma taxa de eficácia de 78% para casos leves e de 100% para infecções moderadas e graves;
Johnson & Johnson (JNJ-78436735): a vacina norte americana entrou em estudos de fase 3, sem taxa de eficácia liberada.
Como funcionam as vacinas da covid-19
Todas as vacinas da covid-19 têm sido desenvolvidas baseadas em três tipos de tecnologias.
Uma delas é a tecnologia genética do RNA mensageiro, que é uma tecnologia mais utilizada na produção de vacinas para animais, e faz com que as células saudáveis do corpo produzam a mesma proteína que o coronavírus utiliza em suas células.Ao fazer isso, o corpo acaba produzindo anticorpos que podem impedir o desenvolvimento da infecção. Esta tecnologia está sendo utilizada nas vacinas da Pfizer e da Moderna.
Outra tecnologia é a da adenovírus modificada, que consiste em utilizar adenovírus que são inofensivos para o corpo humano, e modificá-los geneticamente para que atuem de forma parecida com o vírus, mas sem nenhum risco para a saúde. Esta é a tecnologia por trás das vacinas da Astrazeneca, da Sputnik V e da vacina Johnson & Johnson.
A terceira tecnologia que vem sendo utilizada é a do coronavirus inativo, que utiliza o vírus de forma inativa, não provocando infecção nem problemas para a saúde, porém permite que o corpo passe a produzir os anticorpos necessários para combater o coronavírus.
Todas essas três formas são teoricamente eficazes e já funcionam na produção de vacinas de outras doenças.
Quem já teve COVID-19 pode tomar a vacina?
Uma pergunta muito comum é, nos casos de pessoas que já tiveram a covid 19 podem tomar a vacina. Atualmente a recomendação é que todas as pessoas que tenham tido ou não a doença, tomem a vacina.
Mesmo com alguns estudos informando que após a infecção o corpo desenvolve defesas naturais por pelo menos 90 dias, é fundamental que todos tomem a vacina.
Possíveis efeitos colaterais
Ainda não foram registrados efeitos colaterais graves nas vacinas, porém alguns Laboratórios já informaram que podem ocorrer os seguintes efeitos:
- Dor no local da injeção;
- Cansaço excessivo;
- Dor de cabeça;
- Dos muscular;
- Febre e calafrios;
- Dor nas articulações.
De um modo geral, esses efeitos colaterais são semelhantes aos de outras vacinas comuns no nosso dia a dia.