O que é Fibromialgia: sintomas e tratamentos – Conhecida como uma síndrome bastante comum, a fibromialgia afeta de forma negativa o dia a dia daquelas pessoas que sofrem com a mesma.
Essa síndrome provoca dores no corpo e sensibilidade Nas articulações, nos músculos, tem dois e também em outros tecidos mole. Juntamente com as dores, a fibromialgia também acaba trazendo consigo fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e também ansiedade.
Segundo os médicos a cada 10 pessoas que contém a doença de 7 A 9 são mulheres, porém não existe nenhuma razão científica para isso acontecer. Outro detalhe importante é com relação a idade em que esta condição aparece, que varia de 30 a 60 anos, porém Vale ressaltar que existem casos de crianças e adolescentes com esta condição.
Causas da fibromialgia
Segundo os especialistas as causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, porém existem alguns fatores que em grande maioria estão Associados a esta síndrome, sendo elas:
Genética: o aparecimento da fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode significar a existência de alguma mutação genética que é capaz de fazer com que a síndrome apareça.
Infecções: alguns tipos de infecções por vírus e doenças auto-imunes também podem estar associadas nas causas do aparecimento da fibromialgia.
Sono desregulado: distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e também depressão podem estar ligados a síndrome.
Traumas físicos e emocionais: a fibromialgia pode ser desencadeada por Algum stress psicológico ou por algum trauma físico.
Sintomas da fibromialgia
A fibromialgia se apresenta com diferentes sintomas, sendo eles:
- Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável)
- Problemas de memória e de concentração
- Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
- Palpitações
- Redução na capacidade de se exercitar.
- Dor generalizado
- Fadiga
- Dificuldades cognitivas
Principais pontos de dor da fibromialgia
A fibromialgia apresenta alguns pontos específicos de dor, principalmente o sistema músculoesquelético, sendo que os pontos mais Dolorosos do corpo e que causam mais incômodos nas pessoas que sofrem desta síndrome são:
- Região da coluna cervical
- Coluna torácica
- Cotovelos
- Nádegas
- Bacia
- Joelhos.
Diagnóstico de Fibromialgia
O diagnóstico da fibromialgia é através das de exame físico e também da história do desenvolvimento dos sintomas, até o momento não existe nenhum tipo de teste Laboratorial que possa comprovar a existência da doença, porém os médicos Podem sim solicitar exames de sangue para descartar outras doenças com sintomas e características parecidas.
Para diagnosticar a doença o médico pode realizar palpação de pontos dolorosos, aplicando um pouco de força Além disso deve haver uma reclamação de dores generalizadas por pelo menos três meses.